O que é suor por estresse?

Mesmo que comumente associado a exercícios físicos, o suor também pode ser um reflexo de seu estado mental. Mais especificamente, o estresse. Neste artigo, aprendemos mais sobre o que é o suor por estresse e como podemos corrigir ou atenuar esse problema.

O suor, quando desencadeado pelo estresse, é o resultado de um longo processo fisiológico. Inicialmente, o estresse libera hormônios como reflexo para um evento que abala a pessoa emocionalmente, causa ansiedade, medo ou raiva.

Coordenados pelo sistema nervoso simpático, esses impulsos também geram outras ações fisiológicas, como o acelerar dos batimentos cardíacos, contração das pupilas e uma injeção de adrenalina na corrente sanguínea.

Hoje, essa resposta, que não se limita apenas ao suor, mas à liberação de adrenalina, aceleração dos batimentos cardíacos e assim por diante, pode ser consequência de uma reunião importante, um encontro, uma briga, entre outros momentos sociais.

O suor por estresse é diferente do suor regular? Pode-se combater da mesma forma?

Enquanto o suor comum, que é resultado de esforço físico ou calor e, portanto, uma resposta à necessidade física, o suor por estresse é resultado de uma necessidade hormonal e psicológica. A principal diferença entre eles é que o suor por estresse possui um odor mais forte.

Outro ponto de diferença entre esses dois tipos de suor é que o advindo do estresse é instantâneo, pegando a pessoa de surpresa, enquanto o suor por exercício surge pouco a pouco, conforme a atividade física é praticada e assim por diante.

COMO RESOLVER A TRANSPIRAÇÃO CAUSADA POR ESTRESSE

1. Incorpore exercícios em sua rotina:

Exercícios físicos são conhecidos por ajudar a controlar o estresse e a ansiedade da rotina. Além de exercícios físicos que envolvem mais ação, temos também opções mais leves como a caminhada, ou mesmo o exercício da meditação.

De uma forma ou de outra, você deve procurar o que funciona melhor para você e lhe ajuda mais a controlar os repentes de estresse do dia a dia.

2 . Evite substâncias ansiogênicas:

Ansiogênica, ou panicogênica é toda substância capaz de ser gatilho de ansiedade e estresse. Dentre elas, podemos citar a cafeína, as gorduras saturadas e bebidas alcoólicas.

Dê preferência para alimentos ansiolíticos, como vitaminas do complexo B, chás calmantes, como os de camomila, assim como sucos naturais, como os de maracujá e melancia.

3. Use um antitranspirante de alta performance:

Estar acompanhado de um antitranspirante capaz de ajudar a evitar a transpiração nervosa é um grande ponto positivo. Afinal de contas, através dele, quebramos o ciclo vicioso do suor ansioso.

Este que surge principalmente em situações constrangedoras e de julgamento social, onde o indivíduo que sua excessivamente tem medo de ser constrangido por seu suor e, exatamente por isso, começa a suar.

4. Manter-se em dia com a higiene corporal:

A manutenção da higiene corporal é outro ponto que pode ajudar bastante a resolver a transpiração causada por estresse. Banhos diários reduzem o crescimento de bactérias na pele e, quanto menos bactérias, menos odor corporal.

O mesmo vale para os pelos, que devem estar sempre aparados. Depilar ou ao menos cortar os pelos das axilas e púbicos poderá reduzir o odor exalado.

Faça escolhas inteligentes para o seu dia a dia!

Ainda que não possamos prever os dias em que passaremos por momentos de estresse, vimos mais acima que é possível se prevenir e evitar constrangimentos por conta de maus odores ou transpiração excessiva. Isso por meio de uma dieta regulada e consciente, assim como do uso dos produtos certos.

Esteja sempre bem acompanhado (a) e conheça a Linha CLINICAL da Soffie, a sua escolha inteligente. Com produtos de alta performance e proteção intensiva, Soffie CLINICAL é capaz de otimizar sua rotina, trazer conforto e segurança, mesmo nos momentos de estresse.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar! E se já faz uso da Linha CLINICAL, compartilhe com a gente sua experiência logo abaixo! Adoraremos saber sua opinião.

Nos vemos aqui no blog brevemente! Um grande abraço e até mais!

Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
Selos

Maldivas Indústria e Comércio de Cosméticos - CNPJ: 13.040.999/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade